Sorteio da Champions: os possíveis “grupos da morte” e as “molezinhas”

O Zenit é cabeça-de-chave, o Real Madrid, não. A regras do sorteio para a formação dos grupos da Liga dos Campeões abrem espaço para formações dos chamados grupos da morte, mas também para outros com equipes de menos tradição.

Primeiro, vamos relembrar como ficaram os potes. No primeiro estão o atual campeão (Liverpool), o campeão da Liga Europa (Chelsea) e os campeões nacionais dos países com melhor ranking na UEFA. A partir do segundo pote, os clubes são divididos de acordo com o coeficiente individual na UEFA:

Equipes do mesmo país, da Rússia e da Ucrânia (por motivos políticos) não podem ficar no mesmo grupo. Essas são duas única regras para o sorteio, que vai montar os grupos com uma equipe de cada pode.

Grupos da morte?

Com tudo isso explicado, fica a expectativa para a formação dos grupos da morte. O supercampeão Real Madrid, por exemplo, pode cair em uma chave com Manchester City, Lyon e RB Leipzig, ou montar um grupo que reúna 23 taças: Liverpool (6), Real Madrid (13), Inter de Milão (3) e Estrela Vermelha (1).

O Atlético de Madrid no pote dois também é candidato a formar um grupo da morte. Mas há ainda o atual vice-campeão Tottenham. Como não pode cair na mesma chave de Liverpool, Chelsea e City, os Spurs poderiam, por exemplo, formar um grupo com Barcelona, Inter de Milão e RB Leipzig.

O pote 2 também tem o Ajax, sensação da última temporada, que poderia cruzar novamente o caminho da Juventus e formar um grupo forte.

As “molezinhas”

Com o Zenit como cabeça-de-chave, não é difícil imaginar que o grupo dos russos é um dos principais candidatos a ser o mais fraco. O próprio clube brincou com o fato nas redes sociais e disse ser “a equipe que todos querem no sorteio”.

É possível, por exemplo, formar um grupo só com equipes que nunca conquistaram a Liga dos Campeões: Zenit, Napoli, Dínamo Zagreb e Slavia Praga.

O Benfica certamente não ficaria desapontado em uma chave com Zenit, Dínamo Zagreb e Genk.

Mas partir das 13h (de Brasília) e 17h (de Lisboa) todas essas possibilidades serão passado, quando conhecermos quais os oito grupos da Champions League.

Foto: Twitter da Champions League

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.